Aplicação das Nanocapsulas

 

Nanocápsulas para cosméticos.

Na indústria cosmética, a nanotecnologia é utilizada para o desenvolvimento de protetores solares, entre outros e na indústria farmacêutica, vem sendo utilizada para diferentes fins, como mascarar o sabor de um fármaco quando este é utilizado por via oral, bem como aumentar a proteção deste fármaco àsenzimas digestivas, assim como melhorar a sua biodisponibilidade, fazendo com que as doses diárias de um medicamento possam ser reduzidas. Para esta aplicação é necessária à utilização de polímeros biodegradáveis(sofrem degradação pela ação de microorganismos, tais como algas, bactérias e fungos gerando biomassa e subprodutos (CO2 e H2O em meios aerados e CH4 em meios anaerados). Esse tipo de polímero é subdividido em duas classes os naturais e os sintéticos ) ou biocompatíveis (não rejeitado pelo corpo humano), como por exemplo, polímeros sintéticos como a poli (caprolactona-triol) (PCL-T) e derivados de polímeros naturais, como acetato celulose butirato (CAB) (FRANCHETTI & MARCONATO, 2006; SHAH et al., 2008).

Os sistemas nanoestruturados poliméricos (SNP) agem como carreadores de substâncias bioativas e tem a capacidade de alterar as propriedades físicas (tamanho) e químicas (estabilidade) dos compostos a eles incorporados, levando a algumas vantagens como, por exemplo - para herbicidas, estes sistemas podem ser responsáveis pela redução na quantidade de substância química necessária para o controle de pragas, diminuição no risco de poluição ambiental, redução na quantidade de energia gasta, uma vez que se reduz o número de aplicações necessárias comparadas às formulações convencionais e aumento na segurança das pessoas responsáveis pela aplicação do produto no campo. (QUINTANAR-GUERRERO et.al., 1998; HYE ET AL., 2001).  

Esta nova abordagem tecnológica de sistemas de liberação modificada para protetores solares, apresentando e caracterizando tipos de nanocápsulas obtidas do polímero biodegradável poli(ε-caprolactona) (PCL).

Com o auxílio da nanotecnologia os fármacos são direcionados aos tecidos alvos e atuam somente sobre eles, mantendo uma liberação continuada e diminuindo muito os efeitos colaterais, a esse mecanismo dá-se o nome de vetorização de fármacos. Não só pelo seu alto grau de biocompatibilidade e biodegradabilidade, mas também por possuir um núcleo oleoso que permite a encapsulação de substâncias lipofílicas. 

O Video abaixo mostra como isso ocorre:

 Nanotecnologia em cosméticos (nanocosméticos) - Inventiva.mp4 (5334640)