Conclusão
Este trabalho abordou a utilização da nonotecnologia na área cosmética, sendo as nanocápsulas confeccionadas em PCL o novo material abordado, as nanocápsulas são estruturas constituídas por um invólucro polimérico disposto ao redor de um núcleo oleoso, podendo o fármaco estar dissolvido neste núcleo e/ou adsorvido à parede polimérica.
A nanotecnologia tem sido utilizada constantemente como um novo recurso da área cosmética. Sua utilização em cosméticos apresenta muitas vantagens podendo se destacar a elevação no tempo de retenção de substâncias ativas, proporcionando um
contato mais duradouro do ativo com a pele, um controle da liberação, fazendo com que haja uma distribuição gradativa da substância e uma maior proteção da molécula ativa contra possíveis degradações provenientes do meio. Por se apresentar economicamente viável e muito estável quando comparado ao outros biopolímeros, o PCL tem se destacado na área cosmética como um nanoencapsulador responsável pela estabilização de princípios ativos.
Atualmente no Brasil a nanotecnologia, apesar de não ser um assunto novo, ainda precisa ser muito debatida principalmente na área cosmética, pois a ausência de legislações específicas e de marcos regulatórios deixa grandes lacunas para a produção, a comercialização e o descarte dos produtos que utilizam este tipo de tecnologia sejam feitos de forma segura.